O burro e a cenoura

045b900d180ef009e9b6c9c9a1764c18

O que motiva o burro a continuar, segundo a fábula, é a cenoura.

Parece tangível, mas não é, ele não vai conseguir. A cenoura está presa a uma corda e o burrico, coitado, jamais alcançará. Ainda assim ele continua. Por dias, semanas, meses e anos.

A analogia fácil nos leva à nossa própria vida e a pergunta derradeira: “qual é a cenoura do homem? ”

Obviamente é algo individual e variável. O que te leva a continuar mesmo que pareça um objetivo distante?

Quantas cenouras tem na vida? Quantas coisas deseja atingir e, por isso, não para de correr?

Será que a cenoura é tão boa assim a ponto de te fazer suportar todo o caminho?

O que te tira da cama todos os dias pra enfrentar tudo?

É por você ou por alguém?

Eu não sei responder nada disso. Eu só procuro paz, mas a paz não é tangível. A paz é individual e utópica.

Eu não sei qual é a cenoura que me move a ir em frente, deve ter algo, mas não sei.

Não há um objetivo claro no meu fronte, apesar de ter alguns desejos antes de deixar a minha história ter fim. Eu quase sinto inveja do burro! Ele sabe o que quer.

Conhecer o exterior, publicar um livro, construir uma família…São objetivos, mas ainda não é o que me faz levantar cedo todos os dias mesmo contra a vontade.

A ausência de objetivo é tão boa quanto ruim. É libertador saber que não “precisa” correr atrás de alguma coisa. É desolador notar-se sem função em alguns momentos.

Dizem que o ser humano padece quando perde a utilidade e eu creio nisso também.

O objetivo pode ser chamado de sonho.

O que te move é um sonho? É alcançável? Está no caminho?

Os sonhos morrem com o passar do tempo, mas você fica! E busca um novo sonho, um novo objetivo, um novo rumo. O tempo passa e nem sempre é possível atingir tudo que foi traçado. A vida pode te apresentar alguns obstáculos. O futuro pode não ser tão incrível quanto prometia ser. O presente te permite trabalhar pra viver (com o básico). As variáveis são infindáveis, mas essa é a graça da vida, não é mesmo?

Ainda assim, torno a perguntar: qual é a cenoura que te move?

Deixe um comentário